PROBLEMAS GRAVES NA VIDA E CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

Problemas graves na vida e Constelações Sistêmicas

texto publicado no Tabloide ribeirãopretano APRENDIZ em Agosto de 2018

Você já teve algum problema na vida que se repetiu ao longo dos seus anos? Já observou se esse tipo de problema (ou outros), se manifestam ou manifestaram na vida de seus familiares na sua geração e em gerações anteriores?

Se você já fez terapia, sentiu que esses problemas foram “resistentes”?  Que você teve um excelente terapeuta, mas que não conseguiu resolver efetivamente aquilo que o levou para a terapia?

Já pensou que seus problemas podem ser padrões? Ou seja, que se repetem para você e para outros da sua família?

Talvez você precise constelar. Talvez tenha chegado a hora de procurar um bom constelador sistêmico, ou terapeuta de constelações familiares. E, ainda, se seus problemas são na empresa, esse tipo de profissional também pode ajudar você.

Constelação Sistêmica é uma intervenção terapêutica brevíssima. Muitas vezes, em uma sessão de constelação, consegue-se resolver situações antigas, resistentes, graves problemas na vida. Claro, muitas vezes também não, pois qualquer trabalho terapêutico não é milagroso. E, muito do resultado da constelação depende da postura do cliente, do respeito e da aceitação que ele necessita ter diante dos pais e de todos os ancestrais, assim como da disposição em mudar o padrão.

Padrões são vícios. São hábitos construídos pelos campos morfogenéticos, esses campos sistêmicos, campos familiares dos quais fazemos parte. São campos de informação. E, como estamos todos conectados, consciente ou inconscientemente, nos ligamos a fatos e eventos do passado que nos impedem, muitas vezes, de realizar aquilo que costumamos chamar de alegria, felicidade, saúde e bem-estar.

Na constelação familiar, esse método de trabalho terapêutico que já possui várias técnicas, a árvore genealógica e o genograma de uma família são representados por pessoas que não conhecem o sistema do cliente, os integrantes da família. O cliente, ou seja, aquele que leva o problema, a queixa ou questão para ser constelado, escolhe pessoas para representar os integrantes de sua família, no caso de uma constelação familiar.

Esses representantes passam a sentir e se comportar como as pessoas que estão representando. Algumas vezes sentem mesmo as dores físicas desses representados.

As constelações são apenas o primeiro passo no sentido de reestabelecer as Ordens do Amor dentro da família. Isso quer dizer que será necessário incluir os excluídos, não importa o que eles tenham feito ao sistema. Excluídos trazem sempre o desejo inconsciente de alguém de uma geração futura, alguém que vem depois, de inserir novamente essa pessoa no sistema. E se faz isso por amor. Um amor infantil, que não funciona, pois só o pensamento mágico acredita que pode realizar essa inclusão. E a pessoa tem pensamentos e sentimentos e comportamentos tais quais daquele excluído. Se é um suicida, pensamentos e sentimentos suicidas vivem rondando esse novo membro da família. Às vezes desde a infância. Outras vezes, o membro da família pode ser “tomado” por esse tipo de sentimento mais tardiamente.

Além dos excluídos, quando a ordem hierárquica é desrespeitada, e isso é meio moda hoje em dia, há problemas e sofrimentos. Portanto, o cliente vai precisar abrir mão de suas crenças limitantes, “baixar sua bola”, e se colocar no seu lugar.

E, por fim, será necessário compreender que cada um paga seu próprio preço. Se um de seus ancestrais, inclusive seus pais, cometeram alguns desequilíbrios, algum crime, eles pagam por isso. E o cliente terá que se disponibilizar a deixar com o outro o que é do outro. Para algumas pessoas esse é um difícil aprendizado.

Após essa intervenção, esse campo sistêmico sábio, inteligente, em um nível superior, também realiza movimentos invisíveis que atingem até outras pessoas da família que não constelaram e sequer sabiam sobre a constelação. Pelo menos é isso que as pessoas que constelam comentam: que esses movimentos ocorrem. Por vezes, mesmo quando o cliente não quer compreender o óbvio. A constelação não é só para ele: é para todo seu grupo. E, a partir daí, é possível que padrões de comportamento sejam alterados, que as repetições cessem.

Voltar >

Endereço

Rua Abraão Caixe, 566 Subsetor Sul 3,
Ribeirão Preto/SP, CEP 14020-630

Ana Lucia Braga

Consteladora Sistêmica

Coordenadora Espaço Terapêutico Isis
analuciabragaconstelacao.com.br/blog/
E-mail: anaabbraga@gmail.com

Telefones

(16) 30215490 / 32353339