CONSTELAÇÕES EMPRESARIAIS

Escrito por Ana Lucia Braga

Qui, 19 de Fevereiro de 2015 20:57h.

 

Constelação Organizacional ou Empresarial

As Constelações Sistêmicas podem ajudar as empresas e os empregados.

Partindo da perspectiva orgânica do sistema organizacional, são incontáveis os benefícios que a constelação sistêmica oferece, não só à empresa, como a seus empregados ou colaboradores.

Quantas devolutivas de colaboradores dentro de uma empresa cliente que ouvi relatando os efeitos positivos do encontro de desenvolvimento profissional consigo mesmo, com a família e amigos?

Quantos líderes que tinham comportamentos inadequados e repetitivos e que eram transferidos para outras lojas, ameaçados de demissão e que somente após o trabalho sistêmico pôde-se descobrir um padrão familiar e possibilitar uma maior consciência para fazer diferente.

Quantas lojas que não conseguiam dar resultado, mesmo com várias ajudas e intervenções, e que, após a revelação e a intervenção do trabalho sistêmico - da lealdade da equipe com o antigo gerente, a loja voltou a ter resultados e um bom clima?

Vários. São várias as possibilidades de intervenção da visão sistêmica e do seu trabalho na organização:

· estruturação interna ou revisão interna;

· contratação de novos funcionários;

· certificação da aderência cargo e pessoa;

· promoção;

· gestão de carreira;

· sucessão;

· resolução de conflitos;

· gestão de projetos e equipes;

· disputas por poder;

· fusão, aquisição;

· crise financeira;

· mudanças internas;

· desenvolvimento pessoal;

· clima e relações entre as pessoas;

· cultura organizacional;

· diagnóstico e prognóstico;

· processo de tomada de decisão;

· desenho de cenários;

· análise de mercado, marcas e produtos.

“Turn over” alto, conflitos, doenças repetidas, não exercício do papel ou da competência, enfim, sintomas ou comportamentos revelam apenas a ponta do iceberg de várias camadas de um sistema que faz parte de outros sistemas.

A essência do trabalho sistêmico é trazer luz aos emaranhados e padrões que estão nos subterrâneos, nas várias camadas e que impedem o fluxo harmonioso das relações da empresa e de todos os que fazem parte dela.

Esse olhar sistêmico para as organizações é o reconhecimento da presença e da influência do sistema familiar de cada membro da empresa. Existe uma membrana permeável entre os sistemas e quando se interfere em um sistema, o outro também pode ser influenciado, sofrer interferências.

Além de esclarecer, o trabalho funciona como um mapa, um guia de possibilidades para encontrar soluções, dar direcionamento e promover transformações internas que contribuem para a sobrevivência, o crescimento e a prosperidade de todo o sistema organizacional.

 

Texto escrito como tarefa de casa, pela aluna Mônica Silvestre Santos. Curso de Formação para Consteladores Sistêmicos, Turma III, 2014.

Voltar >

Endereço

Rua Abraão Caixe, 566 Subsetor Sul 3,
Ribeirão Preto/SP, CEP 14020-630

Ana Lucia Braga

Consteladora Sistêmica

Coordenadora Espaço Terapêutico Isis
analuciabragaconstelacao.com.br/blog/
E-mail: anaabbraga@gmail.com

Telefones

(16) 30215490 / 32353339