CURIOSIDADES SOBRE CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS: FATOS OU EVENTOS OCORRIDOS NA FAMÍLIA

Escrito por Ana Lucia Braga

Seg, 20 de Setembro de 2010 09:39h.

 

Antes das constelações acontecerem, é interessante que o cliente possa inventariar – ainda que apenas no momento da constelação - os fatos que podem criar emaranhamentos na família.

Emaranhamentos são sofrimentos. São repetições de antigos padrões que as gerações mais novas reproduzem, inconscientemente, que geram os conflitos familiares e muitos dos sofrimentos das pessoas.

Em uma pesquisa, utilizando como instrumento fichas de inscrição para constelação sistêmica em meu consultório, 300 pessoas informaram sobre os possíveis fatos que ocorreram em sua família.

A primeira pergunta refere-se a mortes precoces na família. 60 pessoas (das 300), responderam que perderam familiares precocemente. Entre eles estão: irmãos, filhos, pai, mãe, primos, avós, tios avós, sobrinhos, netos, marido.

Todas as perguntas referem-se a eventos considerados difíceis dentro da família, que colocam o sistema em desordem. Esses fatos estão relacionados às forças que atuam em todos os sistemas: hierarquia, pertinência e equilíbrio.

As outras respostas: houve 48 mortes durante o parto, 78 suicídios ou tentativa, 63 assassinatos na família, 50 enganos a respeito de heranças, 70 calúnias ou expulsões de familiares por motivos não citados, 63 crianças ilegítimas ou crianças que foram abandonadas, 86 casos de adoções. 145 pessoas relataram casos de doenças ou debilidades fortes ou pesadas, sendo as mais citadas: câncer, depressão, doenças mentais, esquizofrenia, doenças do coração e do cérebro, alcoolismo, mal de Alzheimer, diabetes e epilepsia.

Os imigrantes são um fator considerável dentro das constelações, pois, dependendo do modo como saíram de seu país de origem, das pessoas que deixaram e que perderam o contato, pode ser esta uma situação de identificação, para quem vem depois, especialmente por conta das leis do equilíbrio e da pertinência. 149 pessoas disseram que há imigrantes na família, vindo dos seguintes países: Itália, Portugal, Espanha, Japão, África, Síria, Líbano, França, Polônia, Paraguai, Lituânia, Áustria.

Para a lei da hierarquia, informações como relacionamentos prévios dos pais e seus próprios quando se trata de adultos. 78 pessoas responderam que havia relacionamentos prévios importantes dos pais e 69 quanto a seus próprios relacionamentos.

Das 300 pessoas que responderam a este questionário, 71 constelou mais de uma vez e 229 passaria pela intervenção constelação sistêmica pela primeira vez.

 

Publicado no Tablóide ALUMIAR, de Ribeirão Preto, SP, em Outubro de 2010.

Voltar >

Endereço

Rua Abraão Caixe, 566 Subsetor Sul 3,
Ribeirão Preto/SP, CEP 14020-630

Ana Lucia Braga

Consteladora Sistêmica

Coordenadora Espaço Terapêutico Isis
analuciabragaconstelacao.com.br/blog/
E-mail: anaabbraga@gmail.com

Telefones

(16) 30215490 / 32353339