CONSTELAÇÃO SISTÊMICA: COMPARTILHANDO RESULTADOS

Escrito por Ana Lucia Braga

Dom, 25 de Julho de 2010 21:31h.

 

Durante os anos 2008 e 2009 realizei uma pesquisa sobre os possíveis resultados com a intervenção terapêutica denominada Constelação Familiar. Foram aplicados questionários, enviados por e-mail e também impressos (por correio e pessoalmente) a pessoas que“constelaram” ou apenas participaram de constelações familiares e organizacionais / empresariais. São pessoas de diversas partes do país, de ambos os sexos, de idades variando de 11 a 79 anos. 184 sujeitos manifestaram suas opiniões e depoimentos acerca dos resultados de constelações que realizaram com diferentes terapeutas. Essa pesquisa ainda está sendo processada em termos de tabulação de dados. Alguns resultados: são 27% do sexo masculino e 73% do sexo feminino. Em relação a idade, a maioria das pessoas que constelaram e responderam aos questionários, concentra-se entre 24 e 60 anos, sendo a maior parte entre 40 e 50 anos.

Do total de pessoas que responderam ao questionário, 152 (83%) constelaram, 32 (17%) apenas participaram. Dos que constelaram, responderam que aconteceram mudanças em sua vida, em muitos sentidos, 91% dos sujeitos. Apenas 9% responderam não ter observado alterações, mudanças, após a constelação familiar ou empresarial.

As mudanças relatadas dizem respeito a comportamentos e atitudes, pensamentos e, por fim, a sentimentos. Também foram observadas mudanças em relação a questões trabalhadas nas constelações pelos sujeitos da pesquisa, assim como foram observadas mudanças em comportamentos e atitudes de outras pessoas relacionadas ao sistema trabalhado, mesmo sem que estas estivessem presentes quando a constelação foi realizada.

São relatos interessantes. Compartilho, agora, alguns depoimentos de mudanças, segundo os próprios sujeitos da pesquisa:

“O amadurecimento que consegui foi muito grande, tanto em relacionamentos amorosos, como na convivência familiar, bem como a convivência em sociedade. Isso me trouxe um sentimento de serenidade impagável!

Sinto muito mais segurança em relação a mim... Vejo hoje que tenho capacidade de fazer coisas que jamais iria fazer sem ter essa segurança. Tenho maior consciência das coisas também, e sinto uma calma maravilhosa!

No primeiro mês já houve algumas mudanças, mas ainda não conseguia assimilar as coisas direito... Creio que até hoje ainda ouço algumas palavras do terapeuta na minha cabeça.”

“A minha forma de pensar e agir na vida mudou completamente após conhecer esse trabalho a fundo. Mudei a forma de ver as pessoas, devido ao não julgamento, parei de sentir ciúmes de antigas parceiras do atual parceiro, vendo-as de forma amorosa e respeitosa. Passei a respeitar muito mais as mães de meus clientes com deficiência, sem julgar e sem querer ser melhor do que elas. Parei de sentir culpa pela vida dos meus pais, parei de sentir culpa, dó, preocupação pelo alcoolismo do meu pai, parei de sentir pena de meu pai quando a minha mãe o diminui na frente de todos e tira sarro da cara dele, ridicularizando-o muitas vezes. Parei de me sentir responsável pelas minhas irmãs, me dei o direito de ter coisas boas como casa própria, marido, dinheiro, trabalho, sem sentir culpa por outros que não têm o mesmo que eu.

Aumentei minha auto-estima e autoconfiança. Sinto vontade de constituir minha família e ter filhos, acreditando na família, o que antes eu não acreditava que pudesse ser possível e ser bom.”

Este é o início do compartilhar dos resultados desta pesquisa sobre Constelação Sistêmica.

 

Publicado no Jornal “O APRENDIZ” em JANEIRO DE 2010.

Voltar >

Endereço

Rua Abraão Caixe, 566 Subsetor Sul 3,
Ribeirão Preto/SP, CEP 14020-630

Ana Lucia Braga

Consteladora Sistêmica

Coordenadora Espaço Terapêutico Isis
analuciabragaconstelacao.com.br/blog/
E-mail: anaabbraga@gmail.com

Telefones

(16) 30215490 / 32353339