CONSTELAÇÃO FAMILIAR É RELIGIÃO?

Escrito por Ana Lucia Braga

Sex, 09 de Julho de 2010 08:54h.

 

A resposta é Não. Constelação sistêmica é uma intervenção terapêutica que visa o restabelecimento do fluxo amoroso dentro de todos os sistemas humanos. Bert Hellinger diz que esta é uma “ciência do amor do espírito, a ciência universal das ordens da convivência humana, começando pelas relações nas famílias, ou seja, pelo relacionamento entre homem e mulher e entre pais e filhos, incluindo sua educação, passando pelas ordens no âmbito do trabalho, na profissão e nas organizações, chegando até as ordens entre grupos extensos como, por exemplo, povos e culturas”.

Confundir este conceito, assim como o trabalho com religião é um equívoco. Talvez o mesmo que nossos índios cometeram quando Cabral chegou ao Brasil e acreditaram que os grandes barcos, assim como os espelhinhos e todos os apetrechos trazidos pelos portugueses eram coisas dos deuses.

A mente expandida permitindo o acesso às memórias pertinentes ao campo do cliente, entendendo campo como as condições que possibilitam a organização típica e as atividades especificas de cada sistema vivo; a representação dos mortos como parte dos emaranhamentos da família e todas as sensações que as pessoas manifestam em uma constelação, muitas vezes fazem com que se pense que constelação é religião.

O espírito é tudo aquilo que nos conecta, nos liga enquanto seres humanos. Dentro do campo sistêmico, entendemos que o inconsciente coletivo, enquanto parte da psique, está presente na vida da pessoa de modo invisível, sendo diferente do inconsciente pessoal, pois sua existência não está ligada às experiências pessoais. O inconsciente coletivo abarca todas as experiências de todas as pessoas da família, seguindo também as experiências de todas as famílias humanas, ou seja, de toda humanidade. E ele não distingue vivos e mortos. Portanto, o fato de se lidar com os mortos nas constelações, não significa espiritismo, como pensam alguns, mas com os arquétipos, com as repetições, com o que se mostra como padrão dentro dos sistemas humanos. Padrões que se repetem como sofrimento, como elementos limitadores à vida e à felicidade.

É uma pena que se confundam constelação com religião, pois este tipo de preconceito impede que conflitos pessoais possam ser olhados e, certamente, geram mais sofrimentos a esse tipo de crente. Assim como o medicamento é utilizado para tratar e até curar uma dor física, as constelações sistêmicas se prestam a tratar e até curar problemas sistêmicos, familiares ou organizacionais que se apresentam como sofrimentos para o ser humano.

Voltar >

Endereço

Rua Abraão Caixe, 566 Subsetor Sul 3,
Ribeirão Preto/SP, CEP 14020-630

Ana Lucia Braga

Consteladora Sistêmica

Coordenadora Espaço Terapêutico Isis
analuciabragaconstelacao.com.br/blog/
E-mail: anaabbraga@gmail.com

Telefones

(16) 30215490 / 32353339