FENOMENOLOGIA E CONSTELAÇÃO

Escrito por Ana Lucia Braga

Seg, 18 de Maio de 2015 14:26h.

 

Aluna: Rosa Maria Silvestre

 

Trabalho do Curso Constelação Familiar– Módulo 1

 

Fenomenologia e Constelação

 

Fenomenologia no sentido lato é uma escola filosófica fundada por Edmund Husserl. Investiga a consciência “purificada” ou transcendental”. Permite chegar à essência do fenômeno. É “uma investigação que busca a essência inerente da aparência”. Revela a realidade da aparência, como aparece à consciência passa a ser uma área legítima da investigação filosófica. É um modo de compreender o mundo, entender a verdade como provisória, mutável e relativa.

Segundo Bert Hellinger, a fenomenologia provém do recolhimento, semelhante ao modelo budista, retirar as impressões sensoriais para uma purificação do espírito. Purificação do espírito requer renúncia à curiosidade, à ambição, expor sem a influência dos sentidos e do espírito, sem medo; reconhecer o que é, aceitar sem julgamento ou diferenciação entre o melhor ou o pior, numa atitude de assentimento ao mundo. No recolhimento aparece o vazio e a plenitude. A realidade fala por si mesma.

A fenomenologia, ou melhor dizendo, o movimento fenomenológico exige um esvaziar-se, atingir o vazio, sem ideias pré-existentes, sem interferência de sentimento, vontade e muito menos julgamento. Exige a renúncia de intenção, total ausência de atenção, coragem e o destemor ao se sintonizar e defrontar com a realidade do cliente. Neste movimento, o cliente entra em contato com o não saber, com a consciência oculta, com um saber que antes lhe estava vedado. Vínculos invisíveis se tornam visíveis.

Constelação sistêmica familiar e organizacional é uma abordagem terapêutica fenomenológica criada por Bert Hellinger que busca solucionar conflitos familiares, sociais e organizacionais para liberar o fluxo do amor dentro do sistema.

O método de trabalho da Constelação Sistêmica não nasceu com Bert Hellinger, ele bebeu de diferentes fontes desde a psicanálise, dinâmica de grupo, psicodrama, Gestalt, terapia primal, análise transacional, terapia familiar sistêmica, hipnoterapia erickssoriana e programação neuro linguística.

Concluindo, a abordagem fenomenológica requer a postura do “não saber”, ignorância e não julgamento, aceitação da realidade tal como se manifesta. Trabalha-se com um saber transpessoal, que vem do Oculto e a Ele retorna. É um não saber que permite um outro saber que o transcende.

 

Ribeirão Preto, 02 maio de 2015

 

Voltar >

Endereço

Rua Abraão Caixe, 566 Subsetor Sul 3,
Ribeirão Preto/SP, CEP 14020-630

Ana Lucia Braga

Consteladora Sistêmica

Coordenadora Espaço Terapêutico Isis
analuciabragaconstelacao.com.br/blog/
E-mail: anaabbraga@gmail.com

Telefones

(16) 30215490 / 32353339