CONSTELAÇÃO SISTÊMICA NÃO É MILAGRE, É TRATAMENTO.

Escrito por Ana Lucia Braga

Sex, 23 de Janeiro de 2015 10:15h.

 

Constelação Sistêmica (Familiar, Organizacional, Pedagógica) é uma intervenção terapêutica.

Terapêutica significa o tratamento de uma doença que pode ser física, emocional, da alma. Não necessariamente uma doença que apenas o médico poderia tratar

Constelação Sistêmica não vai lhe trazer O Milagre, ainda que inúmeros depoimentos de clientes e não clientes nos indiquem a “quase mágica”, a tamanha efetividade deste trabalho.

Isso é visto também nas organizações. Várias empresas com as quais trabalhei, vivenciaram mudanças significativas após constelarem. Por exemplo, na efetivação de contratos, no lapidar de produtos e serviços, na melhoria nas relações de trabalho, inclusive com indicação daqueles colaboradores que deveriam ser dispensados, e que foram – com respeito.

Algumas, no entanto, se depararam com a necessidade de restringir, de mudar totalmente naquilo que, a priori, não gostariam que houvesse sido indicado.

Pessoas... Quantas mudanças!

Poderia passar horas aqui relatando: filhos que voltaram a se relacionar com pais e irmãos, dinheiros que foram recebidos logo após a Constelação, doenças que foram curadas, mudanças profundas no relacionamento de casais...

Contudo, isso não ocorre com todos.

Há pessoas que precisam, além da Constelação, de TERAPIA. Sim: psicoterapia no duro.

Ajuda de um profissional habilidoso que possa olhar com o cliente para suas dificuldades; de preferência um profissional que não queira ser “melhor” que os pais do cliente (por pior que eles tenham sido) e que não gere dependências em relação à terapia.

Outras pessoas precisam de algumas Constelações, não apenas 1 (uma).

E após a Constelação, é necessário buscar mudanças (esperar sentado por elas, geralmente não funciona).

Outras pessoas precisam de orientações. Especialmente algumas mães e pais de crianças e adolescentes.

Há algum tempo atendi um menino de 3 anos que participou de um grupo de 8 semanas.

Quando chegou a vez do menino constelar (porque era um grupo de crianças, cada semana uma das crianças constelava, com a presença de seu pai e/ou mãe, claro), ele constelou um medo (medinho a toa, se fossem adultos julgando). Ele não dormia bem, não desgrudava da mãe por nenhum momento, era muito difícil ir para a escola, só a mãe poderia busca-lo, ele não ia com ninguém sem a presença da mãe. Na mesma noite a criança dormiu; no dia seguinte à Constelação, a criança foi para a escola com tranquilidade e disse que o pai poderia busca-la (e ele foi). A criança ficou livre de muitos de seus medos. Melhorou em muitos aspectos, segundo a mãe.

Mas, um detalhe importante: este menino frequentou todos os 8 encontros do grupo, mesmo com 3 anos, participou de Constelações de seus coleguinhas; seus pais estiveram presentes em todas as Constelações do grupo, já haviam constelado antes e estavam disponíveis para receber orientações (e receberam). Não foi mágica, foi construção, foi tratamento.

Especialmente de criança, que vive o pensamento mágico que nos aprisiona nos emaranhamentos sistêmicos.

Lembro-me de uma parábola acerca de odres, que são aqueles sacos de couro, tipo cantil, onde se transportava vinho (líquidos, na verdade), que se usava antigamente.

Jesus dizia: «Não se põe vinho novo em odres velhos; senão, os odres partem-se, o vinho derrama-se e os odres perdem-se; mas põe-se vinho novo em odres novos.»

E em outro momento, na mesma parábola, ele diz: ”Acresce ainda a circunstância do paladar: o que se acostumou ao vinho velho não quer o novo”.

Isso também tem a ver com as Constelações.

Milagres existem. Curas existem. Mas não são tão fáceis assim.

Não espere que 1 (uma) Constelação faça o milagre na sua vida, que mude a sua vida “da água para o vinho”. Tome responsabilidade pelo seu processo ou do seu filho (criança ou adolescente) e lembre-se: talvez você precise de mais ajuda. Portanto, procure por ela.

 

Voltar >

Endereço

Rua Abraão Caixe, 566 Subsetor Sul 3,
Ribeirão Preto/SP, CEP 14020-630

Ana Lucia Braga

Consteladora Sistêmica

Coordenadora Espaço Terapêutico Isis
analuciabragaconstelacao.com.br/blog/
E-mail: anaabbraga@gmail.com

Telefones

(16) 30215490 / 32353339