A PERTINÊNCIA NOS SISTEMAS FAMILIARES

Escrito por Ana Lucia Braga

Sáb, 21 de Fevereiro de 2009 15:56h.

 

Sistematizadas por Bert Hellinger, terapeuta alemão, as Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais cada vez alcançam maior espaço no campo das terapias. São utilizadas no trabalho individual, no consultório, a partir da aplicação da técnica com figuras ou bonecos, e especialmente em intervenções grupais, em workshops com duração de um ou mais dias consecutivos, nos quais são atendidos alguns clientes.

Hellinger descobriu as Ordens Sistêmicas dentro da família e de outros sistemas. Quando uma das Ordens ou Leis Sistêmicas é desrespeitada, há emaranhamentos, ou seja, alguém de uma geração seguinte pode envolver-se com essa desordem e entrar em sofrimento (inconscientemente), conhecendo ou não a desordem, numa tentativa de trazer novamente o equilíbrio, a ordem para seu sistema. Essas Ordens envolvem a Pertinência, a Hierarquia e o Equilíbrio.

Nos próximos números serão abordadas as Leis da Hierarquia e do Equilíbrio. Aqui será abordada a Lei da Pertinência, que quer dizer que ninguém pode ficar fora, que todos os membros do sistema têm direito a pertencer. E quando algum dos elementos fica de fora, é excluído, gerações seguintes emaranham-se com este membro, identificando-se com ele, tentando, de algum modo reintegrá-lo ao sistema. É uma tentativa vã, já que o que move este elemento que veio depois é o amor cego e infantil.

Fatos como mortes precoces, mortes ocorridas com menos de vinte e cinco anos, morte do pai ou da mãe, deixando filhos com idade inferior a vinte e cinco anos, abortos espontâneos ou provocados, mortes durante o parto, suicídios ou tentativas, assim como crimes onde se exclui intencionalmente ou não a vítima ou o agressor, são essencialmente importantes no trabalho de Constelações. São ainda importantes os assassinatos, as crianças abandonadas, os que utilizam drogas, prostitutas, deficiências, entre outros fatos que possam estar ligados a pessoas excluídas.

Devolver a Ordem, trazer o equilíbrio, restabelecer o fluxo energético, assim como a reconciliação e o restabelecimento do fluxo amoroso é o objetivo do trabalho com as Constelações Sistêmicas.

 

 

Publicado no Jornal "O Aprendiz", em 2006.

Voltar >

Endereço

Rua Abraão Caixe, 566 Subsetor Sul 3,
Ribeirão Preto/SP, CEP 14020-630

Ana Lucia Braga

Consteladora Sistêmica

Coordenadora Espaço Terapêutico Isis
analuciabragaconstelacao.com.br/blog/
E-mail: anaabbraga@gmail.com

Telefones

(16) 30215490 / 32353339