CULTIVE A ALEGRIA

Escrito por Ana Lucia Braga

Qua, 02 de Dezembro de 2009 21:46h.

 

Alegria... É algo que se busca, mas que tantas vezes nos parece distante... Os emaranhamentos familiares, a presença do passado longínquo e próximo em nossa vida, as lembranças insistentes do que já se foi, as mágoas, os ressentimentos, nos deixam lá, congelados no passado e na tristeza. Preponderam as perdas sobre os bons acontecimentos, o trágico sobre a graça, e a alegria fica longe...

O ser humano que vive no passado ou que vive antecipando o futuro, não sente a alegria. Ela torna-se um objetivo vão, uma nuvem de éter sobre a alma. As culpas pelo passado imperfeito geram doenças e sofrimento. Os pensamentos e os projetos colocados no futuro, trazem ansiedade, doenças e infelicidade.

O presente é a única realidade. E ele pode ser vivido, recebido realmente como um presente.

Cultivar a alegria significa primeiramente viver o hoje. O aqui e o agora. E viver intensamente o agora com tudo que ele traz: tanto o aparentemente bom quanto o aparentemente ruim.

Significa sorrir, mesmo que o dia esteja nublado, que as coisas estejam difíceis. Significa exagerar no sorriso, mais do que se exagera contanto sobre um atentado, um assalto, um sofrimento. Sorrir. Como diz Mario Quintana, “o sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores”. Faz parte da vida saudável, do mesmo modo como cuidar do corpo, da mente e do espírito.

Ter projetos também faz parte da arte de ser alegre, pois os sonhos são uma espécie de motor da vida boa. No entanto, a ação só se dá no agora. E projetos sem ação, são só imaginação, frustração.

Alegria é ficar em contato com a saúde, é investir no presente, se ter uma má memória em relação ao passado, e sonhar com um futuro bom, sem deixar de agir no Agora.

 

PUBLICADO NA REVISTA UNISAUDE EM ABRIL DE 2009

Voltar >

Endereço

Rua Abraão Caixe, 566 Subsetor Sul 3,
Ribeirão Preto/SP, CEP 14020-630

Ana Lucia Braga

Consteladora Sistêmica

Coordenadora Espaço Terapêutico Isis
analuciabragaconstelacao.com.br/blog/
E-mail: anaabbraga@gmail.com

Telefones

(16) 30215490 / 32353339