VIAGEM PARA DELFINÓPOLIS – MG

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MOVIMENTOS SISTÊMICOS EM BUSCA DA PROSPERIDADE

Programação:
Meditação
Movimentos Sistêmicos (das constelações familiares). Tema: Prosperidade
Passeio à cachoeira
Trabalho corporal (domingo de manhã)
Passeio pela represa

Incluídos: Hospedagem, café da tarde de sábado, jantar de sábado, café da manhã de domingo e almoço de domingo.

Sairemos sábado 7 horas da manhã e retornaremos domingo 18 horas.

Nos hospedaremos na Samarina Pousada, com uma bela paisagem, a beira da represa e uma culinária maravilhosa.

Data: Abril, sábado dia 11 e domingo dia 12.

Vamos “montar os carros”.

Investimento: 250 reais por pessoa.

Informe-se. 
Garanta sua vaga.
Tel: 16-30215490 – 32353338 / 32353339
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As fotos a seguir são de autoria de Ana Lucia Braga, Andréa Bredarioli Tormena e Fernando Marsola.

Constelação Organizacional ou Empresarial

Constelação Organizacional ou Empresarial

 

As Constelações Sistêmicas podem ajudar as empresas e os empregados.

Partindo da perspectiva orgânica do sistema organizacional, são incontáveis os benefícios que a constelação sistêmica oferece, não só à empresa, como a seus empregados ou colaboradores.

Quantas devolutivas de colaboradores dentro de uma empresa cliente que ouvi relatando os efeitos positivos do encontro de desenvolvimento profissional consigo mesmo, com a família e amigos?

Quantos líderes que tinham comportamentos inadequados e repetitivos e que eram transferidos para outras lojas, ameaçados de demissão e que somente após o trabalho sistêmico pôde-se descobrir um padrão familiar e possibilitar uma maior consciência para fazer diferente.

Quantas lojas que não conseguiam dar resultado, mesmo com várias ajudas e intervenções, e que, após a revelação e a intervenção do trabalho sistêmico – da lealdade da equipe com o antigo gerente, a loja voltou a ter resultados e um bom clima?

Vários. São várias as possibilidades de intervenção da visão sistêmica e do seu trabalho na organização:

  • estruturação interna ou revisão interna;
  • contratação de novos funcionários;
  • certificação da aderência cargo e pessoa;
  • promoção;
  • gestão de carreira;
  • sucessão;
  • resolução de conflitos;
  • gestão de projetos e equipes;
  • disputas por poder;
  • fusão, aquisição;
  • crise financeira;
  • mudanças internas;
  • desenvolvimento pessoal;
  • clima e relações entre as pessoas;
  • cultura organizacional;
  • diagnóstico e prognóstico;
  • processo de tomada de decisão;
  • desenho de cenários;
  • análise de mercado, marcas e produtos.

“Turn over” alto, conflitos, doenças repetidas, não exercício do papel ou da competência, enfim, sintomas ou comportamentos revelam apenas a ponta do iceberg de várias camadas de um sistema que faz parte de outros sistemas.

A essência do trabalho sistêmico é trazer luz aos emaranhados e padrões que estão nos subterrâneos, nas várias camadas e que impedem o fluxo harmonioso das relações da empresa e de todos os que fazem parte dela.

Esse olhar sistêmico para as organizações é o reconhecimento da presença e da influência do sistema familiar de cada membro da empresa. Existe uma membrana permeável entre os sistemas e quando se interfere em um sistema, o outro também pode ser influenciado, sofrer interferências.

Além de esclarecer, o trabalho funciona como um mapa, um guia de possibilidades para encontrar soluções, dar direcionamento e promover transformações internas que contribuem para a sobrevivência, o crescimento e a prosperidade de todo o sistema organizacional.

 

Texto escrito como tarefa de casa, pela aluna Mônica Silvestre Santos. Curso de Formação para Consteladores Sistêmicos, Turma III, 2014.

 

FORMAÇÃO PARA CONSTELADORES SISTÊMICOS

IV TURMAFORMAÇÃO PARA CONSTELADORES SISTÊMICOS

Curso Vivencial – Treinamento em Constelações Sistêmicas – TURMA IV

Constelação Sistêmica é uma abordagem terapêutica através da qual torna-se possível identificar e solucionar problemas e conflitos de pessoas, empresas e organizações. Vem da compreensão Sistêmica Fenomenológica, que preconiza que todo indivíduo é integrante de um sistema, e como tal, sofre influências de outros membros do sistema.

Nas Constelações Sistêmicas, configurando a família através de representantes, é possível que se restabeleçam as “Ordens do Amor”, que são as Leis que atuam em todos os sistemas, trazendo solução às dinâmicas familiares e organizacionais.

A constelação Sistêmica Familiar possibilita a conscientização do papel e da forma que as pessoas estão enredadas dentro do sistema familiar e empresarial,  atuando  nos  processos  de  “desemaranhamento”  e harmonização de vínculos  em  famílias  e organizações.

O trabalho sistêmico empresarial permite uma visão clara e objetiva dos emaranhados dentro de empresas, organizações, comércios, consultórios, departamentos etc. No campo sistêmico é possível verificar as origens dos conflitos e experienciar  novas soluções, possibilitando uma melhor dinâmica de funcionamento para a empresa.

Esta abordagem traz vantagens especiais quando comparada com outras formas de terapia, como a rapidez, a profundidade e a simplicidade com que se processa. 


A quem se destina

Terapeutas, profissionais das áreas da saúde e da educação, consultores, profissionais de recursos humanos e outros que desejam o autoconhecimento, que possuam diploma universitário.

 

Objetivos

  • Instrumentalizar o aluno do Curso de Formação em Constelação Sistêmica em seu desenvolvimento e formação pessoal; 
  • Instrumentalizar o profissional na aplicação da técnica de Constelações Sistêmicas, segundo Bert Hellinger;
  • Conhecer as “Ordens do Amor”;
  • Compreender as leis que atuam nos relacionamentos familiares, entre o casal e nas empresas; 
  • Capacitar o aluno para a leitura dos fenômenos do campo das constelações;
  • Desenvolver a percepção e a sensibilidade para lidar com os fenômenos e com os problemas sistêmicos;
  • Conhecer e vivenciar situações que criam os emaranhamentos sistêmicos;
  • Lidar com diferentes tipos de empresas e instituições;
  • Habilitar o profissional para configurar Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais, tanto em grupo como em consultório, com a utilização dos bonecos ou figuras;
  • Vivenciar a técnica, trabalhando os próprios emaranhamentos dos alunos.

 

Metodologia

  • O curso abrange 10 módulos, que serão desenvolvidos no decorrer de 14 encontros, em finais de semana,  Sábados das 9 às 19 horas e Domingos das 9 às 15 horas, perfazendo 196 horas de treinamento;
  • Os conteúdos teóricos e práticos serão trabalhados essencialmente de modo vivencial, fundamentados na abordagem sistêmico fenomenológica e nas Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger;
  • Serão realizadas leituras orientadas;
  • Exercícios práticos– experimentação do conhecimento;
  • Técnicas para desenvolvimento da percepção;
  • Grupo de estudos orientado;
  • Participação em workshops de Constelação Sistêmica;
  • Apostila;
  • Trabalhos práticos em pequenos grupos.

 

Conteúdo

Módulo I – Introdução às Constelações Sistêmicas
§ Um pouco de história sobre constelações sistêmicas e seu criador, Bert Hellinger;

  • A visão sistêmica e a abordagem fenomenológica;
  • A representação e os representantes;
  • As Ordens do amor;
  • Consanguinidade e outros tipos de vinculação no sistema familiar; 
  • O campo morfogenético;
  • O ritual e seu papel nas constelações;
  • A constelação;
  • Técnicas de percepção.

Módulo II – Tipos Básicos de Envolvimentos Sistêmicos
§ Níveis de consciência: individual, coletiva, espiritual; a consciência arcaica. Conflitos entre as consciências;

  • Tipos de Sentimentos: primário, secundário, meta sentimentos;
  • A presença do passado;
  • Os envolvimentos sistêmicos; 
  • O amor que adoece e como o amor pode fluir para a cura;
  • Frases de solução;
  • O olhar das Constelações Sistêmicas aplicado no cotidiano;
  • Trabalhos de percepção.

 

Módulo III – Relacionamento de Casal: Dinâmicas Que Atuam nos Relacionamentos

  • Famílias mistas e as Leis sistêmicas: a força da hierarquia e da pertinência;
  • Equilíbrio entre dar e receber: pais e filhos, o casal;
  • Ordens estendidas;
  • Separação;
  • Abortos;
  • Filhos ilegítimos;
  • Adoção;
  • Homossexualidade;
  • Doenças;
  • Técnicas de percepção.

 

Módulo IV – Atitude Terapêutica
§ A postura fenomenológica;

  • O desenvolvimento da atenção, o distanciamento e a observação;
  • O não julgamento.  A percepção. A linguagem do corpo;
  • A relação entre terapeuta e cliente;
  • Ordens da Ajuda;
  • Técnicas de percepção.

 

Módulo V – Constelação Sistêmica Organizacional
§ Constelações organizacionais & Constelações familiares: diferenças;

  • Constelações organizacionais;
  • As Ordens do Amor dentro da empresa;
  • Diagnóstico de situações ocultas na organização;
  • Constelação no contexto profissional;
  • Os Conflitos que envolvem a sucessão na empresa;
  • Conflitos dentro da empresa;
  • Fusão de empresas;
  • A lei do equilíbrio entre a empresa e os funcionários;
  • Prosperidade & sucesso profissional;
  • Dificuldades com dinheiro;
  • Contratos emaranhados;
  • Empresa familiar;
  • Técnicas de percepção.

 

Módulo VI – Pedagogia Sistêmica
§ Pedagogia Sistêmica: definições e implicações;

  • Constelação Sistêmica e outras intervenções dentro da perspectiva sistêmico-fenomenológica;
  • Situações problemáticas de alunos e de professores segundo a visão sistêmica de Bert Hellinger;
  • Diferentes problemas dentro da sala de aula e da escola, segundo a visão sistêmica fenomenológica;
  • As Ordens e os princípios que regem os sistemas familiares e educativos;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Recursos sistêmicos na intervenção e prevenção de dificuldades escolares, tanto de alunos como de professores;
  • Técnicas de percepção.

 

Módulo VII – Constelação Familiar com Crianças e Adolescentes

 § Ensinar a visão sistêmica para as crianças e adolescentes;

  • (Transferir) aplicar o conhecimento e a experiência sistêmica, compreensões e procedimentos da terapia familiar sistêmica, para o trabalho com crianças e adolescentes;
  • vivenciar as Ordens da família e seus efeitos no grupo de crianças e adolescentes;
  • Técnicas de percepção.

 

Módulo VIII – A Evolução do Trabalho Sistêmico de Bert Hellinger
§ Movimentos do Amor, Movimentos da Alma e Movimentos do Espírito;

  • As consciências;
  • Os movimentos profundos de reconciliação; Triangulação. Parentificação; Sobreposição; Identificação;
  • Religião, assuntos étnicos e imigração;
    Intervenções breves;
  • Técnicas de percepção.

 

Módulo IX – Atendimento Individual

  • Trabalho de grupo e trabalho em consultório; 
    A entrevista sistêmica;
  • Trabalho com figuras e com outros recursos;
    Trabalho com visualização; Trauma Pessoal;
  • Constelações e as doenças: o olhar sistêmico; 
    Fluxo do Amor Interrompido;
  • Atividades Práticas em atendimento individual.

 

Módulo X – Trabalhos Práticos

  • Abordagens e possibilidades de atuação;
  • Trabalho com os clientes dos alunos;
    Atividades Práticas;
  • Supervisão.

 

 Início

Horários

Sábados e domingos, quatorze horas por final de semana, em 14 encontros, durante 18 meses, perfazendo 196 horas-aula.

Sábado, das 9 às 19 horas e Domingos das 9 às 14 horas.

PRÓXIMO MÓDULO: 14 e 15 de Março de 2015

Investimento

R$ 370,00 mensais 

Docente / Consteladora Sistêmica:

Ana Lucia Braga

Terapeuta de Constelações Sistêmicas
Terapeuta Corporal Neo Reichiana
Psicopedagoga Clínica e Institucional

Mini curriculum:

Constelações Sistêmicas em São Paulo, na primeira turma do médico e terapeuta Renato Shaan Bertate, realizando seminários com os terapeutas alemães: Mimansa Erica Farny, Mariane Franke e Hady Leitner.

Participou de seminário com o terapeuta alemão Jacob Schineider em 2001 E dos seminários de Bert Hellinger no Brasil, em 2005, 2006 e 2007, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília, respectivamente. Participou dos I, II e III Treinamentos Avançados em Constelações Familiares, conduzidos por Bert Hellinger e Sophie Hellinger, em Águas de Lindóia – SP, e no México, em 2008 e 2009, 2011. 

Participou das Jornadas Internacionais de Pedagogia Sistêmica, conduzidas por Bert e Sophie Hellinger, no México, em 2012.

Terapia Corporal Neo Reichiana pelo Instituto Lúmen de Ribeirão Preto.

Psicopedagogia pelo Hospital das Clinicas – USP – Ribeirão Preto.

Mestrado pela Faculdade de Educação da UNICAMP, departamento de Psicologia.

Graduação pela Faculdade de Educação da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atuou como docente em todos os níveis de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior). Atuou como coordenadora pedagógica em Educação infantil, no ensino fundamental e em educação especial.

Atua como docente em Cursos de Formação para Consteladores em diversos Estados do Brasil, ministrando Módulos sobre o Trabalho de Constelações e Crianças, Pedagogia e Educação Sistêmica, Relacionamento de Casais, Constelações Individuais: Trabalho com Bonecos, entre outros.

Atua como terapeuta e facilitadora de grupos (terapêuticos, de estudos, de pais), desde 1988, e como consteladora sistêmica desde 2004.

Realiza atendimentos individuais e grupais no consultório desde 1988, como psicopedagoga e terapeuta de adultos.

 

Bibliografia sugerida:

Livros
§ Braga, A. L. Constelações Familiares: relatos de Conflitos e Soluções. SP. 2011

  • Franke-Gricksch, M. Você é um de nós. Minas Gerais: Atman Ed. 2005.
  • Grochowiak, K. Castella, J. Constelações Organizacionais: consultoria organizacional sistêmico – dinâmica, tradução Susanna Berborn – São Paulo: Cultrix, 2007.
  • Hellinger, B. A Simetria oculta do Amor. SP: Cultrix, 2001.
  • Hellinger, B. Ordens do Amor: um guia para o trabalho com Constelações Familiares. São Paulo: Ed. Cultrix. 2003.
  • Hellinger, B., Ten Hövel, G. Constelações familiares: o reconhecimento das Ordens do Amor. São Paulo: Cultrix. 2004.
  • Hellinger, B. Ordens da Ajuda. MG, Patos de Minas, 2005.
  • Hellinger, B. Histórias de Amor. Minas Gerais: Atman Ed. 2007.
  • Hellinger, B. O Amor do Espírito na Hellinger Sciencia. Minas Gerais: Ed. Atman. 2009.
  • Sheldrake, R. A sensação de estar sendo observado e outros aspectos da mente expandida. São Paulo: Ed. Pensamento-Cultrix Ltda. 2003.

Artigos:
§ Braga, A. L. de A. Revista Brasileira da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Psicopedagogia & Constelação Familiar Sistêmica: um estudo de caso. SP: 2009.

  • Hellinger, B. As consciências.
  • Weber, G. Constelações organizacionais.

 AS INSCRIÇÕES PARA A TURMA IV CONTINUAM ABERTAS.

LIGUE 16-30215490 OU 32353338 – 32353339

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CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONSTELADORES SISTÊMICOS

IV TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS FAMILIARES, ORGANIZACIONAIS E EDUCACIONAIS DE ANA LUCIA BRAGA

O PRIMEIRO MÓDULO OCORREU EM 24 E 25 DE JANEIRO DE 2015, MAS AINDA HÁ TEMPO DE FAZER O CURSO. É POSSÍVEL REPOR AS AULAS PERDIDAS NA PRÓXIMA TURMA.

PRÓXIMA AULA: 14 E 15 DE MARÇO DE 2015.

 Curso Vivencial – Treinamento em Constelações Sistêmicas

        A IV turma do Curso Vivencial e Treinamento em Constelação Sistêmica teve início em 24 de Janeiro de 2015, em Ribeirão Preto, no Espaço Terapêutico Ísis.

       Constelação Sistêmica é uma abordagem terapêutica através da qual torna-se possível identificar e solucionar problemas e conflitos de pessoas, empresas e organizações. Vem da compreensão Sistêmica Fenomenológica, que preconiza que todo indivíduo é integrante de um sistema, e como tal, sofre influências de outros membros do sistema.

       Nas Constelações Sistêmicas, configurando a família através de representantes, é possível que se restabeleçam as “Ordens do Amor”, que são as Leis que atuam em todos os sistemas, trazendo solução às dinâmicas familiares e organizacionais.

       A constelação Sistêmica Familiar possibilita a conscientização do papel e da forma que as pessoas estão enredadas dentro do sistema familiar e empresarial, atuando  nos  processos  de “desemaranhamento”  e harmonização de vínculos  em  famílias  e organizações.

       O trabalho sistêmico empresarial permite uma visão clara e objetiva dos emaranhados dentro de empresas, organizações, comércios, consultórios, departamentos etc. No campo sistêmico é possível verificar as origens dos conflitos e experienciar  novas soluções, possibilitando uma melhor dinâmica de funcionamento para a empresa.

Esta abordagem traz vantagens especiais quando comparada com outras formas de terapia, como a rapidez, a profundidade e a simplicidade com que se processa. 

A quem se destina

Terapeutas, profissionais das áreas da saúde e da educação, consultores, profissionais de recursos humanos e outros que desejam o autoconhecimento, que possuam diploma universitário.

 Objetivos

  Instrumentalizar o aluno do Curso de Formação em Constelação Sistêmica em seu desenvolvimento e formação pessoal;

  Instrumentalizar o profissional na aplicação da técnica de Constelações Sistêmicas, segundo Bert Hellinger;

  • Outros ver no site:

www.analuciabragaconstelacao.com.br

 

Próxima Aula: 14 e 15 de Março de 2015

Horários

Sábados e domingos, quatorze horas por final de semana, em 14 encontros que acontecerão no decorrer de 18 meses, perfazendo 196 horas-aula, sábados das 9 às 19h e domingos das 9 às 14:00h.

Investimento

R$ 370,00 mensais (durante os 18 meses do curso)

Docente / Consteladora Sistêmica:

Ana Lucia Braga

Terapeuta de Constelações Sistêmicas

Terapeuta Corporal Neo Reichiana

Psicopedagoga Clínica e Institucional

Mini curriculum:

Constelações Sistêmicas em São Paulo, na primeira turma do médico e terapeuta Renato Shaan Bertate, realizando seminários com os terapeutas alemães: Mimansa Erica Farny, Mariane Franke e Hady Leitner.

Participou de seminário com o terapeuta alemão Jacob Schineider em 2001 E dos seminários de Bert Hellinger no Brasil, em 2005, 2006 e 2007, 2013, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e São Paulo, respectivamente. Participou dos I, II e III Treinamentos Avançados em Constelações Familiares, conduzidos por Bert Hellinger e Sophie Hellinger, em Águas de Lindóia – SP, e no México, em 2008 e 2009, 2011. 

Participou das Jornadas Internacionais de Pedagogia Sistêmica, conduzidas por Bert e Sophie Hellinger, no México, em 2012.

Terapia Corporal Neo Reichiana pelo Instituto Lúmen de Ribeirão Preto.

Psicopedagogia pelo Hospital das Clinicas – USP – Ribeirão Preto.

Mestrado pela Faculdade de Educação da UNICAMP, departamento de Psicologia.

Graduação pela Faculdade de Educação da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atuou como docente em todos os níveis de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior). Atuou como coordenadora pedagógica em Educação infantil, no ensino fundamental e em educação especial.

Atua como docente em Cursos de Formação para Consteladores em diversos Estados do Brasil, ministrando Módulos sobre o Trabalho de Constelações e Crianças, Pedagogia e Educação Sistêmica, Relacionamento de Casais, Constelações Individuais: Trabalho com Bonecos, entre outros.

Atua como terapeuta e facilitadora de grupos (terapêuticos, de estudos, de pais), desde 1988, e como consteladora sistêmica desde 2004.

Realiza atendimentos individuais e grupais no consultório desde 1988, como psicopedagoga e terapeuta de adultos.

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES nos telefones: 55 + (16)  30215490 – 32353338 – 32353339 ou 999947224 Ou por email: anaabbraga@gmail.com

 

CONTEÚDO DO CURSO

Módulo I – Introdução às Constelações Sistêmicas 

 Módulo II – Tipos Básicos de Envolvimentos Sistêmicos

 Módulo III – Relacionamento de Casal: Dinâmicas que Atuam nos Relacionamentos

 Módulo IV – Atitude Terapêutica

 Módulo V – Constelação Sistêmica Organizacional

 Módulo VI – Pedagogia Sistêmica

 Módulo VII –  O Trabalho de Constelações Familiares com Crianças

 Módulo VIII – A evolução do Trabalho Sistêmico de Bert Hellinger

 Módulo IX – Atendimento Individual

 Módulo X – Trabalhos Práticos

#CURSODEFORMAÇÃOPARACONSTELADORESSISTÊMICOS

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CONSTELAÇÃO SISTÊMICA NÃO É MILAGRE, É TRATAMENTO.

Perfil - CapaConstelação Sistêmica (Familiar, Organizacional, Pedagógica) é uma intervenção terapêutica. Terapêutica significa o tratamento de uma doença que pode ser física, emocional, da alma. Não necessariamente uma doença que apenas o médico poderia tratar.

Constelação Sistêmica não vai lhe trazer O Milagre, ainda que inúmeros depoimentos de clientes e não clientes nos indiquem a “quase mágica”, a tamanha efetividade deste trabalho.

Isso é visto também nas organizações. Várias empresas com as quais trabalhei, vivenciaram mudanças significativas após constelarem. Por exemplo, na efetivação de contratos, no lapidar de produtos e serviços, na melhoria nas relações de trabalho, inclusive com indicação daqueles colaboradores que deveriam ser dispensados, e que foram – com respeito.

Algumas, no entanto, se depararam com a necessidade de restringir, de mudar totalmente naquilo que, a priori, não gostariam que houvesse sido indicado.

Pessoas… Quantas mudanças!

Poderia passar horas aqui relatando: filhos que voltaram a se relacionar com pais e irmãos, dinheiros que foram recebidos logo após a Constelação, doenças que foram curadas, mudanças profundas no relacionamento de casais…

Contudo, isso não ocorre com todos.

Há pessoas que precisam, além da Constelação, de TERAPIA. Sim: psicoterapia no duro. Ajuda de um profissional habilidoso que possa olhar com o cliente para suas dificuldades; de preferência um profissional que não queira ser “melhor” que os pais do cliente (por pior que eles tenham sido) e que não gere dependências em relação à terapia.

Outras pessoas precisam de algumas Constelações, não apenas 1 (uma).

E após a Constelação, é necessário buscar mudanças (esperar sentado por elas, geralmente não funciona).

Outras pessoas precisam de orientações. Especialmente algumas mães e pais de crianças e adolescentes.

Há algum tempo atendi um menino de 3 anos que participou de um grupo de 8 semanas. Quando chegou a vez do menino constelar (porque era um grupo de crianças, cada semana uma das crianças constelava, com a presença de seu pai e/ou mãe, claro), ele constelou um medo (medinho a toa, se fossem adultos julgando). Ele não dormia bem, não desgrudava da mãe por nenhum momento, era muito difícil ir para a escola, só a mãe poderia busca-lo, ele não ia com ninguém sem a presença da mãe. Na mesma noite a criança dormiu; no dia seguinte à Constelação, a criança foi para a escola com tranquilidade e disse que o pai poderia busca-la (e ele foi). A criança ficou livre de muitos de seus medos. Melhorou em muitos aspectos, segundo a mãe.

Mas, um detalhe importante: este menino frequentou todos os 8 encontros do grupo, mesmo com 3 anos, participou de Constelações de seus coleguinhas; seus pais estiveram presentes em todas as Constelações do grupo, já haviam constelado antes e estavam disponíveis para receber orientações (e receberam). Não foi mágica, foi construção, foi tratamento. Especialmente de criança, que vive o pensamento mágico que nos aprisiona nos emaranhamentos sistêmicos.

Lembro-me de uma parábola acerca de odres, que são aqueles sacos de couro, tipo cantil, onde se transportava vinho (líquidos, na verdade), que se usava antigamente.

Jesus dizia: «Não se põe vinho novo em odres velhos; senão, os odres partem-se, o vinho derrama-se e os odres perdem-se; mas 
põe-se vinho novo em odres novos.»

E em outro momento, na mesma parábola, ele diz:”Acresce ainda a circunstância do paladar: o que se acostumou ao vinho velho não quer o novo”.

Isso também tem a ver com as Constelações.

Milagres existem. Curas existem. Mas não são tão fáceis assim.

Não espere que 1 (uma) Constelação faça o milagre na sua vida, que mude a sua vida “da água para o vinho”. Tome responsabilidade pelo seu processo ou do seu filho (criança ou adolescente) e lembre-se: talvez você precise de mais ajuda. Portanto, procure por ela.

CONSTELAÇÕES COM BONECOS OU FIGURAS

CONSTELAÇÕES COM BONECOS OU FIGURAS

As pessoas procuram um terapeuta em função de suas dificuldades pessoais. O trabalho Sistêmico de Constelações também é procurado pelos mesmos motivos. A diferença é que nesta abordagem terapêutica se olha para o todo, com uma visão sistêmico-fenomenológica, para a consciência do grupo, da família, e não para a consciência individual, como nas terapias convencionais. O trabalho de Constelações pode ser desenvolvido tanto em grupo como individualmente.
Muitas pessoas que procuram um terapeuta não desejam um trabalho em grupo. Por este motivo, a Constelação com bonecos (ou figuras, ou objetos) é uma possibilidade para o trabalho sistêmico individualmente, no consultório.
Os bonecos são colocados sobre a mesa e representam as relações estabelecidas entre as pessoas da família ou as pessoas importantes de um sistema, como uma empresa, por exemplo. A orientação fenomenológica não permite que o terapeuta seja levado por associações e caracterizações, ou por semelhanças com membros do sistema, como em muitas outras abordagens, especialmente as que trabalham com o psicológico. 
No trabalho sistêmico o importante é olhar os acontecimentos essenciais, os fatos, os destinos e dinâmicas de relacionamentos. E levar em consideração as “Ordens do Amor”, sistematizadas por Hellinger, que implicam um olhar para as forças que atuam dentro dos sistemas, como as leis da Pertinência, da Hierarquia e do Equilíbrio.
Os bonecos funcionam como os representantes no grupo e são posicionados pelo cliente do mesmo modo como é feito nas Constelações em Grupo.
Vivencia-se no consultório, entre terapeuta, cliente e bonecos, o mesmo tipo de percepções, incluindo todos os canais do sentido, como a visão, a audição e outras sensações experimentadas pelos representantes no grupo, com a diferença de que o terapeuta acaba sendo o maior foco das percepções e tem maior responsabilidade no explicitar dessas percepções, já que o campo morfogenético, responsável pelos efeitos que se observa em uma Constelação, também está presente no trabalho individual.
Como nas Constelações em Grupo, no trabalho com os bonecos o cliente pode olhar junto com o terapeuta para suas questões, e ter uma imagem inicial, a partir do modo como posiciona os bonecos e, a partir dela, possivelmente poderão ser percebidos os profundos processos anímicos do seu sistema. O foco é o contexto amplo do vínculo e da solução para os seus relacionamentos.
Muitas vezes, em uma única sessão, pode-se ver com profundidade as dificuldades de uma pessoa e de seu sistema, tendo em vista o princípio “tão breve quanto possível e tão efetivo quanto necessário, como um ponto de partida que auxilia um forte processo de ajuda”, como diz Jakob Schineider.
Ao olhar calmamente para os bonecos posicionados, cliente e terapeuta podem “ver” o que acontece, sentir, perceber. E o terapeuta comunica ao cliente aquilo que “vê”. A partir daí, os bonecos vão sendo posicionados de outros modos, com a percepção e o acompanhamento do cliente, até uma imagem final. Frases de solução são sugeridas pelo terapeuta durante o trabalho, que são verbalizadas pelo cliente, parecendo mesmo uma “brincadeira com bonecos”, como fazem as crianças, mas que trazem solução e alívio, muitas vezes vivenciados corporalmente pelo cliente, podendo este sentir os movimentos da alma. São frases de solução que explicitam a verdade anímica, que evidenciam o amor sistêmico, que liberam e reconciliam.
Neste trabalho lidamos com pontes visuais e com a reordenação dentro do sistema da pessoa. No entanto, as Constelações vão além, como afirma Schineider: “elas atuam em um campo onde há espaço para imagens anímicas e energias ou forças que conduzem a dimensões difíceis de serem descritas, para vivências de fenômenos de campos anímicos que estão além da mera observação”. 
Por Ana Lucia Braga
Publicado no Jornal “O Aprendiz”, em 2008.

Foto de Ana Lucia Braga.
Foto de Ana Lucia Braga.
Foto de Ana Lucia Braga.
Foto de Ana Lucia Braga.
Foto de Ana Lucia Braga.
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CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS – AGENDA 2015 – CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

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AGENDA 2015

O Workshop é em Ribeirão Preto. É um trabalho de Constelações em grupo. É necessário o agendamento prévio da constelação. Sempre há vagas para participar como representante, mas também é necessária a inscrição prévia.

 

MÊS IV TURMA 2015 DATACURSO DATAWORKSHOP DATACURSOS EM OUTRAS LOCALIDADES DATAWORKSHOP EM OUTRAS LOCALIDADES
          201501 – JANEIRO  I – Introdução Constelação Sistêmica  24, 25 C 23, sexta, das 17 às 22 horas    
02 – FEVEREIRO  NÃO HAVERÁ AULA Turma III  07 e 08 21, sexta FRANCA – 06 de Fevereiro, sexta,  das 15 às 22 horas
03 – MARÇO II -Tipos Básicos de Envolvimentos Sistêmicos 14,15 S  06, sexta e 07, sábado    
04 – ABRIL III – Relacionamento de Casal 25, 26 C 24, sexta e 25, sábado    
05 – MAIO III – Relacionamento de Casal 16, 17 S 08, sexta e 09, sábado 29,20,31Uberlândia Pedagogia Sistêmica  
 06 – JUNHO IV – Atitude Terapêutica 27, 28 C 26, sexta e 27, sábado  12, 13, 14Campo Grande (IAP) Pedagogia Sistêmica  
07 – JULHO NÃO HAVERÁ AULA   03, sexta e 04, sábado 31 – Porto Alegre, no Espaço Merkabah, de Luiza Kliemann  
08 – AGOSTO V – Constelação Sistêmica Organizacional 22, 23 C 21, sexta e 22, sábado 1, 2,3Porto Alegre      Pedagogia Sistêmica e Crianças

28, 29, 20

Uberlândia

 
09 – SETEMBRO V – Constelação Sistêmica Organizacional 19, 20 S 12, sexta e 13, sábado    
10 – OUTUBRO VI – Pedagogia Sistêmica 03, 04 S 02, sexta e 03, sábado    
11 – NOVEMBRO NÃO HAVERÁ AULA   08, sexta e 09, sábado    
12 – DEZEMBRO VII – Constelação com Crianças 05, 06 S 11, sexta e 12, sábado    
2016 13 – JANEIRO NÃO HAVERÁ AULA   22, sexta e 23, sábado    
14 – FEVEREIRO VIII – Evolução Trabalho de Hellinger 20, 21 C 19, sexta e 20, sábado    
15 – MARÇO VIII – Evolução Trabalho de Hellinger 19, 20  S 04, sexta e 05, sábado 25, 26, 27Uberlândia  
16 – ABRIL IX – Atendimento Individual 16, 17  C 15, sexta e 16, sábado    
17 – MAIO IX – Atendimento Individual 14, 15 C 13, sexta e 14, sábado    
1 8 – JUNHO X – Trabalhos Práticos  18, 19 S 03, sexta e 04, sábado    

 

 

As Ordens Sistêmicas – Tarefa de casa da aluna Erica Delfante

TEXTO TAREFA DE CASA DA ALUNA

ÉRICA APARECIDA DELFANTE

III TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS DE ANA LUCIA BRAGA

 

As Ordens Sistêmicas

São consideradas Ordens Sistêmicas:

  • Lei da Pertinência;
  • Lei do Equilíbrio;
  • Lei da Hierarquia.

Bert Hellinger, em seu trabalho com Constelações Sistêmicas, observou algumas forças ocultas que atuam em nossa vida. Ele as nomeou de leis sistêmicas. 

Lei da Pertinência: todos têm os direitos de pertencer dentro de um sistema familiar, cada membro da família pertence igualmente. Esta Lei não permite que qualquer membro familiar seja esquecido, expulso sem exigir uma compensação. O ato de excluir ou esquecer um membro da família, o sistema familiar entra em desarmonia, trazendo consequências muito graves seja qual for o motivo da exclusão. Sendo assim, um descendente que mais tarde nascerá e que nada sabe ou nem mesmo participou do fato, irá repetir o destino do excluído ou agirá da mesma forma igual, sem saber. Os casos mais comuns de pessoas emaranhadas com a lei da pertinência são: os abortos provocados e espontâneos, filhos ocultos e dados, assassinos e assassinados, suicidas, homossexuais, ladrões, prostitutas, deficientes físicos, filhos ilegítimos, dentre outros onde são esquecidos e ou escondidos das pessoas de uma forma vergonhosa.

Assim sendo devemos respeitar o destino certo de cada um.

Lei do Equilíbrio: é o dar o receber, o lucro a perda. Uma compensação adequada para o que foi dado e recebido. O NÃO é tão importante quanto o SIM . O fato da consequência: se eu der dez espinhos dentro de uma relação eu vou receber vários outros dez espinhos, ou seja, irei destruir essa relação, ou então se dou amor ao meu marido, é certo que ele me dê também. Dando-se algo, espero receber algo de volta, seja positivo ou negativo, assim essa troca equilibra as relações.   

Lei da Hierarquia:  trata da ordem existente no sistema, quem vem antes é o primeiro. Sendo a ordem: pai, mãe e filhos.

Essa consciência não admite a interferência dos filhos (“os pequenos”) nos assuntos dos pais (“os grandes”), sob pena de os primeiros se sentirem (sem perceber) tentados a expiar certas interferências através do fracasso, da doença e dos destinos difíceis. Nos relacionamentos de casais quando acontecem separações conjugais  também existe essa ordem na lei da hierarquia: primeiro, segundo… esposo e ou esposa, primeira, segunda… família e assim por diante seguindo e respeitando sempre a ordem.

A hierarquia também deve ser respeitas nas organizações empresariais.  

A violação dessa ordem causará sérios emaranhamentos no sistema familiar e organizacional. A precedência, a prevalência e a procedência são as forças das ordens.  A hierarquia está a serviço da paz.

Fica, então, muito claro que alguém agindo sempre de boa consciência, frequentemente por amor, infringe as regras da consciência de grupo, chamadas por Hellinger de Consciência Arcaica ou também de Alma (não no sentindo religioso) “aquilo que empresta movimenta algo”. Ao pratica-los sobrevêm então os efeitos desastrosos, seja para si ou para seus descentes. Bert Hellinger denominou esses princípios de “Ordens do Amor”, pois essa ordem atua através do amor profundo entre descendentes e antepassados.

De forma geral, quando essas ordens são quebradas, acontecem emaranhamentos e o fluxo do amor é interrompido em cada sistema.

 

Ordem e Amor
O amor preenche o que a ordem abarca.
O amor é a água, a ordem é o jarro.

A ordem ajunta,
o amor flui.
Ordem e amor atuam juntos.

Como uma linda canção obedece às harmonias,
assim o amor obedece à ordem.
Assim como o ouvido dificilmente se acostuma
às dissonâncias, mesmo quando são explicadas,
assim também nossa alma dificilmente se acostuma
ao amor sem ordem.

Muita gente trata essa ordem
como se ela fosse uma opinião
que se pode ter ou mudar à vontade.

Contudo, ela nos preexiste.
Ela atua, mesmo que não a entendamos.
Não é inventada, mas encontrada.
É por seus efeitos que a descobrimos,
Como descobrimos o sentido e a alma.

(Poema : Palestra proferida por Bert Hellinger, em São Paulo, Agosto de 1999 em original manuscrito)